Busy Women #4

14:24:00

Fast Food? No, thany you!



Alimentação saudável, a chave para uma mente sã e um corpo saudável e elegante!
Sou adepta do estilo de vida saudável, acredito e preconizo que somos os principais responsáveis pela nossa saúde, por isso, a prevenção começa e depende nós.

Ter um dia muito ocupado, imensas coisas a fazer ou a preguiça, não é desculpa para cairmos em erros que se refletem no corpo e na mente.

Ter a preocupação em fazer uma alimentação saudável, deve ser primordial em todas as mulheres. Todos precisamos de nos alimentar de uma forma variada e equilibrada para um bom desempenho diário, quer profissional quer pessoal. Existem nutrientes essenciais para mantermos a concentração, atividade e o dinamismo que precisamos para o dia a dia.

As boas escolhas alimentares fazem toda a diferença para uma dieta equilibrada, há que definir prioridades e fazer o planeamento delas com antecedência, se sabemos que não temos tempo para as executar. Tudo isto é não só importante para manter a linha, mas também para mantermos saúde, a qualidade é ainda mais importante que as calorias. 

E o nosso sistema imunológico agradece, se formos mais cuidadas com o que ingerimos!


Deixo aqui algumas dicas simples, para as mulheres com horário super preenchido, para manter a vossa organização e saúde:





Começar o dia com 1 copo de água morna com limão
Uma dica simples, que pode ser feita todos os dias, como que um leve detox. Um copo com água morna e meio limão exprimido, beber em jejum. Já faço há alguns anos e realmente traz muitos benefícios. Para além de estimular o processo digestivo, é um diurético natural, hidrata o sistema linfático (muito importante para as mulheres devido à celulite), fortalece o sistema imunitário, promove a perda de peso se necessária, desintoxica e equilibra o pH.




O importante pequeno-almoço 
Esta é a minha refeição preferida e obrigatória, acordo sempre com fome, para mim é impensável sair de casa sem a tomar, assim como deve ser para vocês. Para um dia ativo, cheio de energia e concentração, alimentos como pão com grãos integrais, aveia, cereais integrais, fiambre de perú ou de frango, queijo, iogurtes, até aos famosos superalimentos, são os ideais. A ideia é ter fonte de fibra e de proteína, para começar o dia cheia de força. Estes alimentos saciam, trazem benefícios para o dia a dia, sem engordar.



Consumir vegetais e fruta da época
Consumir produtos agrícolas do local e que sejam de produção da época, é não só mais económico como também mais saudável. O consumo destes produtos, evita a ingestão de substâncias conservantes, consumindo-os da forma mais natural possível.



Escolher alimentos naturais, fugir aos industrializados
Reduzir ao máximo o consumo de alimentos industrializados, escolhendo preferencialmente a inclusão de mais fruta, legumes e verduras na alimentação diária. Os chamados alimentos mascarados, contêm corantes, conservantes e alto teor de sal, que prejudicam a saúde, levando a doenças cardiovasculares, cancro, hipertensão e aumento do colesterol. O melhor é evitar ter, por norma, em casa, bolachas, chocolates, refrigerantes, enlatados, snacks salgados, para não cair no erro de os consumir frequentemente.



Cozinhar ao vapor
A melhor forma para manter a qualidade e os nutrientes dos alimentos, é cozinha-los ao vapor, para além de ser muito prático é muito mais saudável. Confesso que ainda não tenho este hábito, mas sem dúvida que pretendo adotar.





Levar as refeições e pequenos lanches saudáveis, para não cair em erros alimentares
Na altura de preparar e planear o dia seguinte, em que preparamos a "marmita", o almoço deve ser preparado por nós de uma forma saudável, e devemos incluir 2/3 petiscos saudáveis, para os intervalos das refeições. Vale fruta, pequenas sandes, iogurtes, gelatinas, em vez de nos dirigirmos à pastelaria em frente ao local de trabalho.



Incluir peixe branco ou azul na alimentação
São ricos em ácidos gordos essenciais (ómega 3), que diminuem os níveis elevados de colesterol e são fundamentais ao bom funcionamento do cérebro. O salmão, a sardinha e o atum são uma excelente alternativa. Até o sushi que tanto gosto, pode ser uma agradável escolha!




Organizar e preparar a ementa com antecedência
Depois de um dia de trabalho, a vontade de cozinhar, normalmente, não é muita. Mas para isso, existe uma solução, que é planear e cozinhar, com antecedência. O que nos faz perder menos tempo na cozinha diariamente. Existem refeições que podem ser cozinhadas e depois congeladas, para serem consumidas noutro dia. 

Legumes, leguminosas entre outros alimentos, podem ser cozinhados e congelados em caixas individuais para serem aquecidos posteriormente. Desta forma, conseguimos manter a cozinha organizada e comer de uma forma mais saudável, sem necessidade de almoços e jantares fora. O que é mais económico e saudável, sendo a comida confecionada por nós.



Consumir 1,5 a 2L de água por dia
Nunca esquecer, da garrafa de água ou do termo de chá, que nos deve acompanhar para todo o lado. Não há uma quantidade exata de consumo de água, tudo depende da atividade de cada um e das suas necessidades. Normalmente, a cor da urina dá-nos a indicação mais certa de estarmos ou não hidratados. Quanto mais clara a urina estiver, mais próximos estaremos, da quantidade certa de consumo de água, para uma boa hidratação corporal.

Ao beberes água diariamente beneficias de várias ações positivas para o teu organismo, sendo elas: 
  • Regular a temperatura corporal;
  • Facilitar o transporte de nutrientes no corpo;
  • Combater acne, estrias e celulite, melhorando o aspeto das unhas, pele e cabelo;
  • Facilitar a digestão;
  • Melhorar o funcionamento dos rins, assim como, prevenir o aparecimento de pedras nos rins;
  • Diminuir o edemas e melhorar a circulação sanguínea;
  • Ajudar a emagrecer.


Temas como estes, que foram falados neste artigo, serão mais aprofundados em futuros posts, com a mais recente parceria efetuada entre o blogue Happy in the Sun e a NutriMais.

Todas irão querer saber mais sobre:

dicas de dietas
alimentação saudável  
receitas saudáveis


Nada como sermos saudáveis por dentro e por fora...
Fiquem atentas ao blogue!!! 




Enjoy and take my tips!
With sun kisses,
Elisabeth Mota

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

LANGUAGES