Santa Clara amiga das noivas

10:16:00

Qual noivas de Santo António? 
As noivas de Junho de 2018 se seguiram a tradição foram noivas de Santa Clara.

Pois bem, como já devem ter reparado o mês passado, mês de Junho, foi um tanto ao quanto atípico. Espera-se que Junho seja um mês quente e por vezes bem melhor que os restantes meses de verão. Mas não o foi e foi precisamente o mês em que me casei.

E o que é qualquer noiva não quer no dia do seu casamento? Chuva. Esqueçam aquele ditado de que casamento molhado é casamento abençoado, porque o que nós queremos é que não haja chuva a atrapalhar o grande dia.
Casei a dia 8 de Junho e a previsão foi sempre de chuva, os dias antes foram um sufoco para mim, sempre de olhos apontados para as previsões meteorológicas e não havia meio de elas mudarem.
Perante estes meus dramas (escusado será dizer que o noivo não estava nada preocupado), falaram-me de uma lenda de Santa Clara. É mais uma daquelas coisas que só prestamos atenção quando somos noivas. A lenda diz que as noivas devem oferecer a Santa Clara, antes do casamento, ovos caseiros também oferecidos, para que Esta permita bom tempo no dia do casamento. Eu sou sincera, perante as previsões que via não acreditava, mas lá levei 2 dúzias de ovos oferecidos pela minha sogra, tentando eu converter a minha fé em Santa Clara. As minhas amigas acreditavam muito e foram elas que me encorajaram a ir. 
E sabem que mais, no dia antes do casamento choveu torrencialmente, e no dia depois também, mas na noite de véspera consegui ter esperança e acreditem foi Santa Clara que esteve do meu lado, pois no Dia nem uma gota caiu!
Por isso noivas e futuras noivas, tenham fé em Santa Clara que ela irá aclarar o vosso dia, tal como aconteceu no meu! Esta foto foi-me enviada por uma grande amiga minha que fez questão de levar 8 ovos (correspondentes ao dia 8) deixando-os à porta do Convento de Santa Clara no dia antes do casamento! 

Para quem se estiver a perguntar, e o que fazem a tantos ovos? Sim, são muitos os ovos que chegam a Santa Clara através de noivas desesperadas, mas eles não são desperdiçados, pois são feitos bolos e distribuídos aos mais necessitados. 

Segundo o que pesquisei Santa Clara era conhecida por fazer muitos doces e bolos com claras de ovos, mas num certo dia as galinhas do convento onde se encontrava deixaram de dar ovos. Foi então que por coincidência bateram à porta do convento um grupo de pessoas com os animais inclusive galinhas, que procuravam abrigo para ficar, pois a aldeia onde viviam havia sido inundada pelas chuvas que não paravam de cair. Essas pessoas ofereceram ovos às irmãs em troca de abrigo e Santa Clara ao ver tanta tristeza naquele povo rezou e fez com que a chuva parasse de cair na aldeia deles!


E assim se explica uma lenda que perdura no tempo e que agora posso comprovar!


Um beijinho,


Elisabeth.



____________________________________________
Translate this post to your language using the translator on the footer

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

LANGUAGES