Aprender a respeitar o corpo

07:21:00


Com a gravidez o corpo muda, dá-nos alguns sinais 
e para cada mulher tudo poderá ser diferente. 
Resta-nos respeitar não só o nosso corpo 
mas também respeitar o corpo de outras mulheres grávidas.


Antes de engravidar sempre criei expectativas, apesar de como é lógico não saber como o meu corpo iria reagir. Na minha ótica iria continuar os meus treinos no ginásio, a nível alimentar não me preocupava muito porque sempre achei que iria dar conta do recado. 

Mas desenganem-se, com a chegada da gravidez tudo muda, o nosso corpo muda e a expectativa não vira realidade. Aqui falo da minha experiência, porque de facto aprendi a respeitar aquilo que o meu corpo me pede e me transmite.

No primeiro trimestre confrontei-me com a fase mais difícil, porque foi uma mudança muito grande quer nas minhas rotinas, quer no meu bem estar. Resumindo, durante os 3 primeiros meses não frequentei o ginásio, pois nem havia energia, disposição nem vontade. Foi para mim complicado deparar-me com esta mudança, porque se há algo que gosto de me sentir é ativa. Por outro lado, foi uma forma de aprendizagem, perceber que o corpo também manifesta vontades e se algo está acontecer, se estamos a gerar uma vida dentro de nós, vamos ter que respeitar isso.

Decidi então parar a atividade física no ginásio pois devido à minha profissão já ser desgastante, os primeiros meses foram dedicados a trabalhar e a descansar todos os tempos livres. Não tive muito sono como algumas mulheres referem ter, mas sentia-me completamente desgastada e cansada. O corpo pedia mesmo para repousar.

Relativamente à alimentação, foi outra grande mudança, pois como tive imensos vómitos e enjoos acabei por ter uma alimentação mais fraca. Sem desejos de nenhum tipo de comida, sem vontade nem apetite, tudo o que comi foi pelo esforço de me manter nutrida. Perdi peso, daí a minha energia não ser a melhor para qualquer tipo de atividade física. Aos poucos fui-me habituando a esta realidade e tentando minimizar algumas consequências que daqui pudessem resultar. A vigilância e o cumprimento com as recomendações médicas são muito importante nesta fase, se houve mais ou menos aumento de peso, isso é o menos importante. pois o mais importante é perceber se é algo que está ao nosso alcance e se está tudo bem com o bebé.

Devido à mudança hormonal é natural haver oscilações no nosso bem estar e na nossa aparência, o peito fica maior, a pele pode ficar mais bonita ou não e o nosso humor pode variar trinta vezes num dia. Senti que a minha pele e cabelo estiveram ótimos nos primeiros meses mas o meu humor  esteve insuportável.

De facto lidar com uma mulher grávida não é fácil, só me comecei a aperceber disso agora que estou, mas é muito importante para quem está de fora respeitar também. Seja respeitar a sua opinião, crenças e valores, seja respeitar a sua aparência, seja respeitar as suas escolhas, mudanças de humor, aquela estria que ganhou, ou aquele derrame que apareceu, ou simplesmente o facto de não querer que lhe toquem na barriga. Sim, existem grávidas que não gostam, eu por acaso não me importo, mas isto é algo que devem perguntar antes de o fazerem.

É uma fase com imensas mudanças em pouco tempo e por vezes não estamos preparadas para isso. O nosso papel passa por confiar nas recomendações que são dadas pela nossa equipa de saúde e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance a nível preventivo. Se há coisa que não quero é arrepender-me de algum problema que pudesse ter evitado.

Algo que tenho procurado fazer é viver esta fase com muita calma, ponderação e amor!
Viver primeiro em família e deixar a partilha social para segundo plano.


O segundo trimestre trouxe mudanças relativamente ao primeiro e posso dizer que está a ser completamente diferente. Algumas coisas para melhor outras para pior, mas tudo tem um sentido e eu já aprendi a respeitar aquilo que o meu corpo me diz. E sobre este trimestre deixo para partilhar logo que este acabe, afinal ainda me faltam 5 semanas para o terminar.

E é esta a mensagem que quero transmitir, respeitem o vosso corpo, parem quando devem parar, cuidem da vossa saúde e vivam intensamente esta fase, porque é de facto a melhor dádiva que uma mulher pode ter!









You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

LANGUAGES