Exercício Físico na Gravidez

06:31:00

25 semanas
Sem dúvida que a atividade física durante a gravidez é extremamente importante, 
mas ela é não só na gravidez, ela é importante em qualquer fase da nossa vida.

O receio de engordar muito durante a gravidez passa pela cabeça de todas as mulheres. Para quem se preocupa com a aparência física por vezes chega a ser difícil essa expectativa. Várias são as mulheres que me perguntam pelo instagram quantos kilos já aumentei, mas isso não será algo que irei falar neste post. Estou de momento com 25 semanas e ainda falta muito tempo para eu poder dar esse feedback, por outro lado, o número não acho que seja assim tão relevante, pois cada mulher é diferente da outra.

Costumo dizer que a mulher não engorda nesta fase, ela aumenta de facto o seu peso, mas por um bem maior. Acho que é isso que devemos ter consciência! 

Não é apenas a alimentação que influencia o aumento do peso durante a gravidez mas sim também a atividade física ou a falta dela. Muitas mulheres por vezes chegam à gravidez e é quando se deparam com o corpo e com o facto de ele não ser uma máquina telecomandada. O metabolismo pode mudar, a alteração hormonal não ajuda e se houver muita vontade de comer muito menos. O que fazer para balançar isso? Ser ativa! E isto remete-se não só em fazer alguma atividade física mas também a contrariar o sedentarismo.

Por outro lado, não é na gravidez que irão começar a fazer treinos ou aulas loucas de ginásio, essa preparação física deve ser feita antes. Se antes da gravidez não tiveram por hábito fazer exercício físico, durante a gravidez devido a alterações na circulação sanguínea poderá ser mais difícil. Para quem não faz exercício físico algum, durante o primeiro trimestre nem é recomendado exercícios de impacto ou de cardio intenso, devido ao risco de aborto. 

No meu caso sinto que o meu corpo estava bem preparado para estas mudanças, pois sempre pratiquei exercício físico e sinto que isso me ajudou a encarar toda esta evolução. É importante mantermo-nos saudáveis e com músculos fortes durante todas as fases da nossa vida e especialmente na gravidez onde a sobrecarga muscular é maior. É muito importante prevenir a perda de tónus muscular, melhorar a flexibilidade e para isso os exercícios posturais como o ioga e o pilates são excelentes durante a gravidez. 

Exercícios que aumentem demasiado a frequência cardíaca não são recomendados, uma vez que podem comprometer o fluxo sanguíneo para o corpo e para o bebé. Mulheres que fazem maratonas não quer dizer que devem parar, mas sim abrandar. Agora mulheres que nunca fizeram, não é na gravidez que devem começar a fazer, pois o corpo não está receptivo nesta nova condição.

Manter uma atividade física regular nesta fase é não só importante para o controlo do peso mas também para o bem estar, para nos prepararmos para o bom desempenho do trabalho de parto e para a recuperação pós parto. Eu gostaria imenso de ter um parto normal, mas em primeiro lugar está a segurança do bebé e a minha! Acho que também é importante não idealizar demasiado as coisas, mas sim fazermos a melhor preparação possível.

O exercício físico durante a gravidez ajuda ainda a prevenir várias doenças que podem ocorrer tais como diabetes gestacional, pré eclampsia, entre outras.

Sempre fui bastante ativa, mas durante o primeiro trimestre senti necessidade de parar as aulas de ginásio, sempre pratiquei aulas de muito impacto, como HIIT, gap, pump, body combat, mas o meu corpo pediu para abrandar nesta fase. Como perdi peso senti-me muito fraca e sem energia durante todo este período. E como tenho uma profissão exigente a nível de esforço físico, decidi que era altura de parar e logo recomeçava o exercício quando me sentisse capaz. Fui apenas fazendo pequenas caminhadas com a minha Maggie e alguns exercícios em casa com a bola de pilates.

Com a chegada do segundo trimestre o meu peso restabeleceu-se e a energia também, passei a fazer caminhadas maiores e aulas de pilates. E é assim que me tenho mantido, com aulas de pilates 2/3 vezes por semana e caminhadas. A nível do trabalho abrandei o ritmo por recomendação médica. Nesta próxima fase da gravidez pretendo iniciar as aulas de preparação para o parto se possível na água, assim como introdução de aulas de hidroginástica.

Este é apenas o meu exemplo, existem mulheres que se sentem muito bem a fazer exercícios mais vigorosos e sem contra-indicações. Assim como existem mulheres que devido a outro tipo de complicações o exercício é contra-indicado. Cada caso é um caso e nenhuma mulher reage da mesma forma a todas estas mudanças. O importante é acima de tudo respeitarem o vosso corpo (podem ver  mais neste post) e confiarem no vosso médico obstetra seguindo as recomendações dadas.

Por fim, partilho algo que me tem ajudado para me manter ativa, esta pulseirinha fitness:

Xiomi Mi Band 4

E para que uso esta pulseira, para além de dar horas ela ajuda-me a estabelecer uma meta para os meus passos diários, caminhadas, estudo do sono, frequência cardíaca. Foi curioso perceber que afinal não durmo assim tão bem como pensava, o meu sono profundo chega a ser de 3 horas. Faz ligação com uma app no telemóvel e estabelece gráficos e metas.
Tem ainda outras funcionalidades como contagem de calorias, distância, tempo, decadência, em outras atividades físicas como corrida, natação, bicicleta e treinos. Notificações de mensagens e chamadas do telemóvel, entre muitas outras particularidades. Um senão: não a pudemos tirar do pulso se queremos um estudo rigoroso. Eu ainda mantenho a pulseira preta mas já existem imensas pulseiras coloridas e até em aço, será algo que irei comprar para trocar de vez enquando.


                                                                                                       


You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

LANGUAGES