Happy in Illas Cíes: Last holidays

09:21:00

Pois bem, vamos aqui a um post que tem haver com algo que adoro, que é viajar e conhecer novas paisagens, culturas e sabores, vamos falar das minhas últimas férias de VerãoSeja fora ou dentro de Portugal estou sempre pronta a explorar e descobrir belezas únicas e naturais. E para quem me conhece, escusado será dizer que férias de Verão para mim equivale a praia, sol e um pouquinho de descanso! Como ando sempre em busca do sol, nestas últimas férias aproveitei para fazer uma escapadinha, que já algum tempo tencionava fazer. Queria confirmar se a beleza que via em posts de amigos era mesmo real. Et voila, encontrei um pequeno paraíso tão pertinho do Porto.

Follow me to Cies
Pois então, fui conhecer as Illas Cíes ou Ilhas dos Deuses, como os Romanos as chamaram. Para quem não sabe, as ilhas Cíes fazem parte do Parque Natural das Ilhas Atlânticas (ou seja a água é fria), são um arquipélago composto por 3 ilhas: Monte Agudo, O Faro e San Martiño. 

Segundo o The Guardian as Cies preservam a melhor praia do mundo, a "praia mais formosa do mundo", que é a Praia de Rodas. São um tesouro perdido na ria de Vigo (norte de Espanha), um pequeno paraíso composto por praias paradisíacas e águas cristalinas. Rodeadas por um ambiente natural de fauna e flora único, é também possível mergulhar na ria de Vigo e avistar os chamados Roazes (golfinhos de tamanho menor). 

Estas ilhas são o ideal para quem quer descansar a mente, para além disso podemos encontrar vários trilhos para realizar caminhadas e descobrir praias virgens lindíssimas.

Para quem quer pernoitar na ilha, existe um parque de campismo (onde há um barzinho, um restaurante e um mini-mini-mercado de desenrasque), esta é a única forma de passar alguns dias na ilha. E é muito importante ter em atenção certas restrições da ilha, animais de estimação não são permitidos (para não interferir no ecossistema das ilhas), assim como bicicletas, colchões ou botijas de gás. 

Parque de Campismo

Tendas de aluguer
As limitações a este paraíso começam pela temporada de visitas, que se restringe aos meses de Verão. O melhor é realizar a reserva online, quer do parque campismo, quer da viagem de ferryboat. Só para terem uma ideia, visitei a ilha em Setembro e consegui uma tenda de aluguer apenas por dois dias (sim porque pelo preço, não vale a pena andar com a tenda as costas, uma vez que até cama as tendas têm), os restantes dias já estavam lotados. 

A bagagem no ferryboat não pode ultrapassar os 20 quilos/pessoa, mas pela minha experiência não vi ninguém a controlar o peso das malas. O essencial a levar para a ilha, uns ténis e uma roupa confortável para as caminhadas, uma camisola quente para a noite, lanterna e biquini claro! 
As Cíes são ainda a perfeita antítese dos flagelos urbanísticos que assolam por aí, não há hotéis nem grandes construções, não há carros nem poluição, constitui uma área protegida e preservada no seu estado mais natural possível. Lembro-me de uma ilha que visitei a Ilha Saona (Rep. Dominicana), que toda ela é preservada no seu estado natural, a diferença para esta é mesmo a água que é fria mas tudo o resto compensa.

Deixo aqui os sites que devem anotar, para fazerem as reservas online da viagem de ferry e da estadia no parque de campismo:

Ferry de acesso às Illas Cíes (dependendo da altura podem partir desde Vigo, Cangas ou Bayona) aqui

Parque de Campismo Illas Cíes aqui

Porto de Vigo
Ferry
Inicialmente, o tempo fez-se incerto, mas felizmente consegui desfrutar de dois dias fantásticos nestas ilhas maravilhosas.
Passadiço à entrada da Ilha
VISTAS MARAVILHOSAS DA ILHA


Entre o mar e a ria
TRILHOS PARA CAMINHADAS


A natureza é tão bela e pura que nos faz sentir no paraíso, a ilha é super calma e retira-nos para longe do que é confusão e stress. Apresento aqui duas praias destas ilhas, espero futuramente conhecer as outras.

A Praia de Rodas é composta por um extenso areal fino e branco com mais de um quilómetro, ligando assim as ilhas de norte às do centro do arquipélago. É em frente a esta praia que se situa o parque de campismo e é a partir dela que partem os principais trilhos para as outras praias. 

Frequentemente povoada por gaivotas, facilmente as vemos no manto branco de areia fina. A junção da natureza verde-esmeralda, com o azul celeste do céu e águas cristalinas azul-turquesa, remete-nos a algo supremo e divino, percebemos assim o porquê de serem as Ilhas dos Deuses.


Praia de Rodas - "a mais formosa do mundo"


A Praia de Nossa Senhora é uma pequena baía rodeada por rochas e composta por um pequeno areal branco (menos de duzentos metros de comprimento). É a praia ideal para apanhar sol quando o vento sopra a norte pois é muito protegida. A água é tão límpida que facilmente avistamos as rochas e o fundo do mar.

Praia de Nossa Senhora

Assim termino a partilha desta experiência, aconselho vivamente para quem gosta de aventura, de natureza no seu estado virgem e para quem gosta de descobrir pequenos paraísos mais económicos. Procurem também por Illa de Ons, um arquipélago que também faz parte do Parque Nacional Marítimo Terrestre das Ilhas Atlânticas da Galiza e que é igualmente paradisíaco, será a minha próxima aventura, mas só para o próximo Verão.


Enjoy my Experiense!
With sun kisses,
Elisabeth Mota

You Might Also Like

2 comentários

  1. Uma boa ideia para quem quer viajar, com dicas e sitios, espetacular :-)

    ResponderEliminar
  2. Sim :)
    Vale a pena conhecer este pequeno mas lindo paraíso!!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Like us on Facebook

LANGUAGES