- Da Ribeira do Porto à Crise dos anos 30 - parte III -

10:31:00














Finalizamos assim, à beira rio, esta viagem pelos anos mais loucos e terríveis da Moda Feminina...


Depois de passarmos por vielas apertadas, onde o sol pouco espreita, por escadarias divididas por corrimões, pelas ruas de granito e quelhos esconsos, onde a água escorre e nos aproxima da antiguidade levando-nos a viajar pela Idade Média.

Chegamos assim, à beira rio, onde podemos imaginar o porto medieval, com multidões de mercadores, peixeiras, compradores e cobradores de impostos...

"... e é isso que [o viajante] leva do Porto, um duro mistério de ruas sombrias e casas cor de terra, tão fascinante tudo isto como ao anoitecer as luzes que se vão acendendo nas encontas, cidade junta com um rio que chamam Doiro".
Saramago





E neste cenário, voltamos à Moda, pela crise que foram os anos 30, com fenómenos como a subida de Hitler ao poder e o início da 2ª Guerra Mundial.

Em tempos de crise, não se pode dizer que a moda possa ser ousada, mas não deixava de ser elegante. Voltamos às formas femininas, redefinindo assim o corpo da mulher novamente. Seguindo a linha do final dos anos 20, as saias passaram a ser mais compridas, a cintura voltou ao seu lugar, assim como as mangas compridas que também voltaram a surgir, os cabelos com penteados ligeiramente mais compridos também voltam a ser adotados. A moda avista-se numa linha militar no final dos anos 30.

Toda esta crise, levou a uma revolução na forma de visionar a Moda. As roupas passaram a ser cortadas por moldes, passaram a ser usados tecidos sintéticos, ou seja, mais baratos, o que fazia da peça final mais barata. Isto permitia, o uso de roupas semelhantes entre mulheres de diferentes classes sociais. Jóias em bijutaria, começam a ser comercializadas, o que favorecia a relação preço/custo.



Nomes como, Gabrielle Chanel, Madeleine Vionnet e Jeanne Lanvin, continuavam a dar que falar. Destacado vem a ser, Mainbocher, que passa a ser o primeiro estilista americano a imperar Paris, com modelos elegantes e com inspiração no Corte Enviesado de Vionnet.

Para sobreviverem, muitos estilistas fecharam as suas casas, para se mudarem para França e assim revolucionarem a forma de vestir de toda uma época.

Hollywood, também impera em destaque nesta década, vestidos românticos de renda eram usados pelas celebridades dos filmes mudos dos anos 30.

Dou por terminada esta viagem louca, 
de uma mistura entre a Ribeira do Porto Medieval 
e as décadas mais particulares da História da Moda!



A vestir:
vestido Milla Almeida - Alta Costura 
(criações disponíveis aqui: Loja Musa e no atelier da estilista Milla Almeida)
chapéu Details
luvas e botins Primark

Inspiração

http://20vintage70.blogspot.pt/

http://conhecerahistoria12.blogspot.pt/


Enjoy and have fun with my posts!
With sun kisses,
Elisabeth Mota


You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

LANGUAGES