- Da Ribeira do Porto aos Anos Loucos -

10:29:00

Através de uma visão cinematográfica, viajamos até aos anos da emancipação da mulher, num cenário absolutamente maravilhoso e inspirador...


Quem não conhece a Ribeira do Porto e as suas ruazinhas estreitas e esguias?! Pois quem não conhece, deveria conhecer, constitui um dos locais mais antigos e típicos da Cidade do Porto. Para mim das zonas mais bonitas de Portugal.


Este foi o local escolhido para a inspiração que trago nesta viagem. Identifico-me com pedaços de várias épocas, e as décadas 10, 20 e 30, foram de facto revolucionárias para a mulher.

Anos Loucos surgem, após o período da Primeira Guerra Mundial, altura em que se viveram tempos de horror e destruição. As mulheres, nesta altura, começaram por tomar posições mais independentes, como a busca dos direitos ao voto, a participação na politica e na inserção de brigadas femininas à disposição dos esforços da guerra.

No período antecedente aos anos 20, as mulheres assumiram inúmeras funções que eram tradicionalmente masculinas.

A verdadeira emancipação da mulher nunca seria conseguida apenas com o atributo de um trabalho dependente, com um salário inferior ao do homem e com condições deploráveis. 



É aqui que nós mulheres atuais, devemos muito às mulheres desta época, que tiveram coragem de se juntarem, formarem sindicatos, recusarem condições medíocres, lutarem sempre pelo melhor até conseguirem a independência que temos atualmente.

Os anos 20 foram apelidados de Anos Loucos, uma vez que foi nesta década que houve uma grande revolução na moda feminina, a chamada Era Moderna da Moda.



Extraímos os espartilhos que não deixavam as mulheres respirarem, a mulher surge com mais liberdade, com pernas à mostra e com maquilhagem. Os cabelos femininos perdem volume e já é permitido ousar em cortes de cabelo mais curtos, o chamado estilo la garçonne. As saias sobem tornando-se mais curtas, os tornozelos agora à mostra e evidenciados pelas danças tomam mais atenções, deixam de lado os olhares para os seios, curvas e ancas, que até aqui persistiam em dimensões evidenciadas


A vestir:
vestido Milla Almeida - Alta Costura 
(criações disponíveis aqui: Loja Musa e no atelier da estilista Milla Almeida)
chapéu Details
luvas e botins Primark



A viagem continua num próximo post...

With sun kisses,
Elisabeth Mota




You Might Also Like

3 comentários

Like us on Facebook

LANGUAGES