Até ao Bendito Positivo

01:44:00

Tenho 33 anos, para os parâmetros ditos "normais" já vou tarde para o primeiro filho. Mas será assim tão estanque essa ideia? Será que os paradigmas tão exigentes da sociedade têm de interferir tanto na nossa vida e na nossa decisão?
                                                                                                          

Se me perguntassem há 10 anos atrás como me imaginava agora, certamente eu diria, "casada com 1 ou 2 filhos". E porquê? Porque a influência da sociedade nos leva a ter estes pensamentos, a ter estes ideais, a ver este rumo dito ser o normal, com 23 anos estava longe de imaginar o rumo que minha vida iria tomar. Hoje penso que esta foi a altura certa!

Se me imaginava aos 23 anos casada com filhos, não me imaginava, mas nos tempos dos nossos pais e avós, esse era o dito percurso normal. As mulheres muitas vezes saíam de casa aos 15/16 anos para sentirem alguma liberdade e a solução era casar, se eram casamentos felizes? Certamente que a maioria não. Onde está a maturidade de uma mulher aos 15 anos para decidir que aquela pessoa será a sua companheira para o resto da vida?

Felizmente os tempos mudaram um pouco, não sei se totalmente para melhor, mas diz-se que os 30 de agora são o 20 de antes. Uma coisa é certa, na mentalidade da sociedade ainda existe o paradigma de que se a mulher se casa ou se junta, tem um filho e tem outro filho a seguir. O significado do casamento na minha opinião acho que não se discute, hoje em dia cada um sabe de si. Tenho a minha visão cor de rosa sobre este assunto!

O que é certo é que cabe-nos a nós não julgar nem fazer juízos de valor confundindo as nossas opiniões como sendo as dos outros. E contra mim falo que facilmente já caí nesse erro!

Uma mulher que está a tentar engravidar normalmente numa fase inicial não se importará de falar sobre o assunto, mas quando as coisas começam a não correr bem, a história já é outra. 

Certamente que as pessoas não falam por mal e eu própria, sendo uma pessoa que sempre quis ser mãe, tecia certos comentários também quando estava do outro lado. Mas temos que pensar também no outro lado da moeda, será que essa mulher/esse casal quer mesmo ter filhos? Existem casais imensamente felizes e com outras formas de viver que não passam pelo desejo ter filhos. Ou ainda precisaríamos de um terceiro lado da moeda, em que o desejo poderá ser enorme mas será que esse casal pode ter filhos? Estarão eles a atravessar algum tipo de problema ou tiveram algum aborto? 

São situações delicadas e só quem passa por elas é que consegue compreender. Hoje em dia já sei respeitar isso e não abordar assuntos quando não conheço os desejos pessoais das pessoas.

O dia em que descobri que estava grávida!

Reuni alguns comentários que não devem dizer a uma mulher/casal que está a tentar engravidar ou até a um casal que não tem filhos:

- Então quando vem o herdeiro?

- Hummm, com essa idade já vais parecer avó.

- Hummmm, aproveitem a vossa liberdade que depois acabou...
(nota: eles estão mais que preparados)

- Estás tão magrinha, assim nunca vais engravidar.

- Sabes quando é o teu período fértil? comigo foi tão fácil.
(nota: a mulher "tentante" tem o mestrado em ciclos menstruais e melhor que ninguém conhece o seu próprio ciclo)

- Hummm, vocês não gostam é de crianças...

 (...)

Mais uma vez digo, na maior parte das vezes estes comentários não são com o objetivo de magoar nem de deitar a baixo, mas eles magoam muito quem está do outro lado. E como recebi mensagens de pessoas que tentam já há 3/4 anos, sei que não é uma vida fácil e que interfere muito nesta caminhada.


E se for o caso, que o vosso Bendito Positivo apareça rapidinho :)

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

LANGUAGES