O Primeiro Trimestre: Da Felicidade à Desordem

02:24:00

12 semanas de gravidez
in Positano 

Um turbilhão de emoções e de mudanças 
é assim que classifico o Primeiro Trimestre!


E o teste finalmente deu positivo, como descobri que estava grávida? Basicamente foi por tentativa erro! Eram vários os testes falhados que havia feito antes e sempre por atraso menstrual, mas como não era regular, eu lá ia fazendo os testes. Isto é algo que não aconselho, porque nos causa maior stress.

Apesar de já sentir o peito maior e dolorido, associava à aproximação da menstruação e não como sintoma de gravidez. O que é certo é que imediatamente no dia a seguir ao veredicto do teste, tudo começou a fluir!

É então que me deparo com um misto de emoções, se por um lado estava felicíssima com esta benção que me pairava, por outro tinha que lidar com mudanças no meu corpo, na minha rotina e no meu bem estar.
  
A internet é um mundo e eu via vários relatos de mulheres que pintavam tudo cor de rosa e se de facto assim o foi, tiveram realmente muita sorte. Mas entendi que as gravidezes são todas diferentes e realmente cada mulher é singular. Vi felizmente relatos de mulheres em blogs, fóruns, youtube e até de amigas próximas, que mostraram como tinha sido difícil a adaptação e já deixei de achar que era um monstro.

Lidar diariamente com vómitos e enjoos não é fácil, pelo menos para mim não foi, basicamente eu não conseguia alimentar-me. Eu só pensava "quem me dera ter desejos", porque pelo contrário eu tinha aversão a comida. Tenho uma amiga que teve que lidar com estes sintomas durante a gravidez toda, e me dizia de uma forma super prática que sabia lidar bem com a situação, pois conseguia comer normalmente e mesmo que no instante a seguir vomitasse, ela mantinha a vontade de comer. Bemmmmm,  eu não sei se estaria preparada para uma situação destas. 

Durante 3 meses comi porque tinha que comer e o que comia: massas secas sem molhos, arroz seco, pão seco, peixe cozido, omeletes, e pouco mais. Não suportava líquidos, e coisas que tanto adoro como, fruta, legumes, sopa, manteiga de amendoim, CAFÉ, amo café e não suportava nem o cheiro. Eu que nunca saio de casa sem tomar o pequeno-almoço via-me obrigada a ingerir 2 bolachas de água e sal para não sair de casa sem comer nada, porque o meu maior medo era vomitar a qualquer momento.

E os cheiros? Nem vale a pena alongar muito, sentir os cheiros das comidas fazia-me ter ainda menos vontade de comer, então eu praticamente não cozinhei, o maridão foi extraordinário e santas sejam as omoletes que ele faz :) 

Falando de cheiros, ir no metro e sentir aquela mistura de cheiros das pessoas logo pela manhã, meu Deus, acho que conseguia identificar há quantas horas ou dias haviam tomado banho! Foi então aqui que a minha médica me apresentou o Nausefe, sim esse medicamento milagroso que me fez ir restabelecendo os meus hábitos! 

Deparei-me apenas com uma mudança corporal: as mamas. Eu sempre tive peito pequeno e atenção, nunca quis tê-lo grande. No início foi difícil saber ligar com estas duas bolas que derrepente me foram acrescentadas ao corpo, mas pouco a pouco, lá me fui habituando e adaptando quer psicologicamente quer com peças de roupas.

Falar do peso numa gravidez é de facto relativo, no meu caso não ganhei, perdi, e tudo devido a estas variações. Sentia-me preocupada de facto, mas sempre fui bem acompanhada e a minha médica sempre me descansou a este nível dizendo que o desenvolvimento do bebé evoluía destro dos parâmetros normais.

E por fim falo-vos das nossas amigas, as hormonas, essas diabas que nos põe a rir, chorar e gritar em menos de 1 hora! Sim é verdade, as variações de humor de uma grávida são de facto de extremos, ninguém as pode contrariar e os nossos companheiros são uns santos!

Como estão a ver somos todas diferentes, mesmo tomando o Nausefe que supostamente me daria mais sono, não foi algo que me incomodasse. Muitas grávidas dizem ter imenso sono, imensa vontade de comer, desejos repentinos, entre outras coisas mais. Mas comigo os primeiros 3 meses foram assim. E convosco será de outra forma ou até poderão se identificar com algumas coisas que aqui relatei!

Durante o primeiro trimestre não fui uma grávida que desde logo tirou fotos em frente ao espelho, porque a barriga demorou a aparecer. e posso até dizer-vos que me sentia mal com isso. Sentia que não estava a dar o valor merecido a esta dádiva. Mas agora compreendo que tudo faz parte. Eu e o Ricardo, o meu marido, viajamos até Itália nesta altura e foi uma viagem maravilhosa, a felicidade transbordava em nós, recuperei algum peso, pois levei o meu aliado Nausefe que me fez desfrutar de pastas, pizzas e gelados! Há e passei a gostar de pizza, porque quem prova pizza napolitana fica rendido de imediato! 

Resumindo, a gravidez é um mistério escondido até o descobrirmos, 
mas não deixa de ser uma fase maravilhosa e única!

                                                                                                


You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

LANGUAGES