"Go blue for Breakfast"

03:30:00

"Healthy eating begins with breakfast"

IDF - International Diabetes Federation
Click here


Segundo o que citei em cima, este ano, a IDF, eleva como ponto de partida para uma alimentação saudável, o pequeno-almoço. No dia 14 de Novembro, comemorou-se o Dia Mundial da Diabetes, e como sempre, tive a missão, juntamente com outros profissionais de saúde, de participar e colaborar na organização de iniciativas de saúde, englobadas na já 2ª Semana da Diabetes de Tavira

A 2ª Semana da Diabetes de Tavira, decorreu novamente este ano, entre 10 e 16 de Novembro. Nesta semana foram organizadas, tertúlias, campanhas escolares, aulas de ginástica e lanches saudáveis com os idosos, sensibilizações e por fim uma marcha/corrida.



Mercado Municipal de Tavira a espalhar Azul pela prevenção







Blue Monument Challenge

Em todo o mundo são organizadas, atividades sobre a Diabetes, encorajadas pela IDF, mas o "Blue Monument Callenge", para mim é a mais emblemática. O símbolo da Diabetes é o Círculo Azul, durante esta semana, iluminamos a Câmara Municipal de Tavira de azul, em simbologia pela prevenção da Diabetes. A iluminação continuará até ao Natal, em conjunto com a árvore de Natal, igualmente iluminada de azul. Muitos têm sido, os monumentos iluminados de azul pelo mundo, todos os anos, desde 2007, Novembro veste-se de Azul pela Diabetes pelo mundo inteiro. 

A IDF, propõe, através de edifícios emblemáticos de todo o mundo, a iluminação de azul, chamando a população para a consciencialização da doença da Diabetes. O encorajamento pela iluminação de um elemento visual forte, reforça a ligação entra a cor Azul e a Diabetes e atrai as pessoas para esta problemática atual.


Câmara Municipal de Tavira e Árvore de Natal
iluminados de Azul pela Diabetes 2014

Poznan International Fair, Poland
National Theatre, Sofia, Bulgária
Manek Chowk, The City Palace,
Udaipur, India
Lake Pavilion of Taichung
London Eye, London, UK


Cristo Redentor, Brasil


Cada vez mais, vemos pessoas atentas e instruídas sobre as questões da prevenção da Diabetes. Mas talvez, ainda falte o passo para a prática de comportamentos de saúde. Segundo a IDF, a doença da Diabetes, será o terceiro país mais populoso do mundo, isto dá que pensar! Mas está na altura de agir, e os hábitos de vida saudáveis, são o ponto de partida para mudarmos pela nossa saúde.


Círculo Humano pela Diabetes realizado no início da Marcha/corrida pela Diabetes
Tavira 2014

___________________________________________________________________________
Alguma informação e conselhos úteis:

. O que é a Diabetes

É uma doença crónica, que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar(glucose) no sangue. A quantidade de glucose no sangue chama-se glicemia. Ao aumento da glicemia, chama-se hiperglicemia.

Trata-se de uma doença muito comum, que afeta cerca de 12,7% da população. A sua incidência aumenta com a idade e depois dos sessenta anos cerca de 27% das pessoas sofrem desta doença.

. Como aparece a Diabetes

A Diabetes resulta de uma deficiente capacidade de utilização pelo organismo da nossa principal fonte de energia - a glucose. Para que a glucose possa se utilizada como fonte de energia, é necessária a insulina. A hiperglicemia(açúcar elevado no sangue) característica da Diabetes deve-se, em alguns casos, à insuficiente produção de insulina, noutros à insuficiente ação da insulina e, frequentemente, à combinação deste dois fatores.

. Como prevenir a Diabetes

A Diabetes tipo 2 surge, habitualmente, em idades mais avançadas, e é dez vezes mais frequente que a Diabetes tipo 1. Enquanto que a Diabetes tipo 1 surge, na infância ou adolescência, podendo aparecer noutras idades, é provocada pela falta de insulina no organismo, e não está diretamente relacionada com hábitos de vida ou alimentação errados, como acontece na Diabetes tipo 2. Na Diabetes tipo 2 acontece uma associação da falta parcial de produção de insulina com um aproveitamento inadequado da mesma ( resistência à ação da insulina). É possível prevenir/adiar a Diabetes tipo 2, com uma alimentação saudável e variada, não esquecendo a atividade física moderada regular.  

. O que é ter um estilo de vida saudável

Ter um estilo de vida saudável engloba várias dimensões que fazem parte do nosso dia-a-dia, é um conceito amplo que analisa a pessoa como um todo, na sua dimensão física, mental, social e espiritual. A adoção a este estilo de vida, deve ser o mais cedo possível, quanto mais jovem melhor. Inclui ainda, comportamentos preventivos de saúde, boa nutrição e controlo do peso, lazer, exercícios regulares e a privação de substâncias nocivas ao organismo.

. Vamos começar por mudar a Alimentação

Fala-se muito em alimentação saudável e em manter o peso adequado, e vemos nos supermercados os chamados alimentos mascarados, que são tão pouco nutritivos, os chamados Lights ou Diets. Vemos pessoas mais preocupadas em ver a quantidade de Kcal, em vez de verem a qualidade nutritiva do alimento. Claro que comer 6 bolachas de chocolate, em Kcal, podem, provavelmente, ser equiparadas a uma sande integral com fiambre de peru e um copo de leite, mas nunca podem ser igualadas a nível nutricional. A questão está em sabermos fazer escolhas adequadas, saudáveis e que nos tragam benefícios de saúde..

A Alimentação Saudável deve ser completa, equilibrada e variada. Este ano lembramos, a importância de iniciar sempre o dia com um bom pequeno-almoço, onde deve incluir proteínas, hidratos de carbono e fruta. Deve ser tomado, calmamente, à mesa, para que os alimentos sejam bem mastigados e facilite o processo de digestão. Como consequência, em não realizar um pequeno-almoço equilibrado e suficiente, o organismo terá de recorrer às reservas e rapidamente entramos em estados de fraqueza, que se refletem na concentração e na qualidade do trabalho. Ao longo do dia a tendência será em ingerir maior quantidade de alimentos, fazendo más escolhas nutricionais, o que provoca uma digestão lenta, que prejudica a eficácia do esforço, instalando a sonolência.



Algumas regras básicas na alimentação que devemos adotar, passam por realizar 5/6 refeições diárias, evitar passar mais de 3 horas sem comer, aumentar a ingestão de frutas e vegetais, ingerir mais fibra, beber 1,5l/2l de água por dia, reduzir a ingestão de sal e gorduras e evitar os doces e refrigerantes.



Take care of yourself!
With healthy kisses,
Elisabeth Mota

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

LANGUAGES