"O meu balão preferido é o Rosa"

02:06:00

No passado dia 30 de Outubro, Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, realizou-se uma sessão de esclarecimento, na estação do metro Campo 24 Agosto, organizada pelo IPO do Porto em associação com a campanha "Despir o Preconceito". Este é um tema que não deveria passar despercebido a nenhuma mulher, uma vez que atinge maioritariamente mulheres. Em Portugal surgem, todos os anos, cerca de 5.000 novos casos de cancro de mama.


Esta sessão, intitulada "O que quer saber sobre o cancro da mama? O IPO-Porto responde", contou com a presença de vários profissionais de saúde especializados na área do diagnóstico, tratamento, reconstrução mamária, psicologia e genética. O painel de especialistas do IPO do Porto, disponibilizou-se para responder a todas as questões, sendo a entrada livre a qualquer participante.

Entre mulheres que estão a atravessar a doença e outras que já a ultrapassaram, as dúvidas e os mitos foram sendo esclarecidos pelos profissionais. O grande objetivo destas iniciativas é combater uma das doenças que mais mulheres afeta no nosso país, começando com a prevenção.
Sessão de Esclarecimento
Estação de Metro - Campo 24 Agosto

Exposição no IPO-Porto


Uma forma fantástica de sensibilização é o projeto "Despir o preconceito", que consiste numa seleção de fotografias, com mensagens inspiradoras de mulheres coragem que superam a doença. Para mim, esta é das campanhas mais bonitas que conheço sobre esta temática, não só porque adoro fotografia, mas porque também acredito que chegamos mais perto das pessoas, com iniciativas destas que se inserem na comunidade. Escusado será dizer que a imagem é uma das melhores formas de comunicação.

E elas são mulheres lindas, mesmo com a falta de cabelo, têm marcas da doença que demonstram o quanto lutadoras são e transmitem uma alegria contagiante. Esta campanha foi desenvolvida pelo designer Filipe Inteiro, que através da fotografia e do seu olhar, retratou efeitos colaterais da doença, desmistificando o preconceito que ainda existe sobre o cancro. Estas fotografias estiveram expostas durante a sessão e estão ainda no IPO do Porto para quem estiver interessado em ver.

Filipe Inteiro com as lindas modelos
Exposição na Estação de Metro
Campo 24 Agosto
São de facto mulheres de uma força e beleza única e também estiveram presentes na sessão contando os seus testemunhos. Tenho o prazer de conhecer uma delas, a Aurea Ferreira, um exemplo de Super Mulher.    
Uma das maravilhosas
fotos da Aurea

Outubro é intitulado todos os anos como o mês Rosa, cor que simboliza o Cancro da Mama. Não só porque trabalho na prevenção e no tratamento quer curativo quer paliativo, particularmente sou sensível e nunca fico indiferente a nenhuma iniciativa desta temática. São iniciativas e campanhas como estas que demonstram a importância da prevenção e do diagnóstico o mais precoce possível, evitando assim o avançar da doença e a deteção de lesões já malignas.



Algumas recomendações importantes:

-Realizar o auto-exame da mama periodicamente, é algo simples que pode ser realizado facilmente, por exemplo no duche, por qualquer mulher;

-Controlar o peso e adotar um estilo de vida saudável não sedentário;

- Realizar a 1ª mamografia a partir dos 40 anos;

- Antes dos 40 anos, se houver necessidade ou alguma alteração, existem outros exames possíveis para realizar como a ecografia. A mamografia pode também ser realizada antes da idade, se houver algum factor de risco que o indique. É sempre aconselhável procurar o seu médico para uma avaliação mais precisa;


- A idade rastreável através do Programa Nacional de Cancro de Mama é entre os 45-69 anos, em que são enviadas cartas-convite às mulheres inscritas nas Unidades de Saúde para a realização de mamografia (o exame é gratuito).

Ser responsável pela sua saúde não a negligenciando!

Take care of yourself!

With healthy kisses,
Elisabeth Mota





You Might Also Like

2 comentários

  1. Adorei este post! Mulheres quando expostas a este problema não deixam de ser mulheres para passarem a ser apenas o "CANCRO" Continuam as mesmas pessoas ainda que a viver uma realidade diferente! São guerreias e admiro-as imenso! E esta a campanha "Despir o Preconceito" ajuda a entender isso mesmo.
    A recomendação do autoexame é extremamente útil ! Uma vez mais Parabéns! O MEU BALÃO PREFERIDO TAMBÉM É COR DE ROSA !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que são exemplos de vida e ninguém deixa de ser quem é para passar a ser a pessoa com cancro. São preconceitos da sociedade que ainda levam tempo a trabalhar, mas este é o caminho certo, sem dúvida!
      E vale sempre a pena cuidar de si próprio e da sua saúde!

      Obrigada Cátia :)

      Eliminar

Like us on Facebook

LANGUAGES